ESPORTES
Tendência

O abismo do mundial de clubes da FIFA

Não é de hoje que a diferença entre o futebol europeu e o restante do mundo, permaneceu claro, em níveis de conceitos aplicados em seus jogos, variações táticas, a qualidade humana, com quase todos os jogadores do clube estar defendendo a seleção. Ainda mais a estrutura somada com o poder financeiro, por temporada clubes europeus chagam a gastar dezenas de milhões de euros com a folha salarial . Que de fato são propostas irrecusáveis. Acrescido a contratações de peso, com valores exorbitantes, para se ter uma ideia, as transferências de inverno e verão chegam a movimentar facilmente a casa dos 100 milhões de euros, segundo dados do transfermarkt.

Seguindo o histórico das últimas contratações do mercado europeu, considerando as três maiores aquisições, somando um investimento em torno de € 500 milhões de euros, em apenas três jogadores respectivamente, Neymar, Mbappé e Coutinho. Enquanto no Brasil os valores são bem inferiores, comparado a esse montante
gasto pelos Europeus.

O investimento no Brasil é mais limitado, assim restringindo as contratações de peso, e direcionando a formação de jogadores de base para futuras vendas, equilibrando o caixa dos times formadores. Na Europa é o centro de captação, os clubes investem em possíveis talentos jovens de fora do país. Seguindo dentro do seu plantel a visão é diferente, é dar experiência, seja com empréstimos ou jogando em categoria inferiores até chegar o período de maturação.

A estrutura é outro pilar, na Europa existem centros de treinamento modernos e luxuosos, com equipamentos de última geração, a utilização tecnológica está presente desde os meios de avaliações em suas categorias de base, equipe profissional, treinamentos individuais e coletivos, departamento médico com equipamentos de primeira linha, meios de transporte, acomodação, situação que se pode encontrar até em equipes de segundo e terceiro escalão do velho continente. No Brasil a situação muda completamente, enquanto alguns clubes conseguem ter uma estrutura adequada, outros tem grandes limitações, isso é bem visível na elite do campeonato Brasileiro da série A.

Mas durante uma final entre um clube Brasileiro e Europeu não é um resultado em apenas 90 minutos ou 120 minutos contando a etapa complementar, mas por trás de cada clube existe um trabalho extenso, de médio a longo prazo, não está em jogo apenas uma partida de futebol, mas difere um abismo de estrutura, conceitos aplicados a tática e modelo de jogo, investimentos financeiros significativos com grandes patrocinadores máster, a cultura, mobilidade , CT’S, metodologia, análise de mercado, análise nos treinamentos, a gestão administrativa, a formação de profissionais para os cargos de diretoria, esse conjunto de opções aumentam a possibilidade do sucesso, mas o caminho é árduo.

O desenvolvimento do país conta muito, sabemos que os resultados surgem a partir dos princípios básicos de vivência, economia, rentabilidade entre outras questões, todas essas condicionais variáveis faz com que a tanta diferença no futebol da Europa com o do Brasil e o restante do mundo.

Mostrar mais

14 Comentários

  1. Hi, I think your site might be having browser compatibility issues.

    When I look at your blog site in Firefox, it looks fine but when opening in Internet
    Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, great blog!

  2. Hi, Neat post. There’s an issue with your web site in internet explorer, may test
    this? IE nonetheless is the market leader and a huge portion of other folks
    will leave out your wonderful writing because of this problem.

  3. Admiring the persistence you put into your site and detailed
    information you provide. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.
    Wonderful read! I’ve saved your site and I’m including your RSS
    feeds to my Google account.

  4. Hi there! This is my first visit to your blog! We are a team of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche.
    Your blog provided us beneficial information to work on. You have done a wonderful
    job!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo