INVESTIGAÇÕES

O GOLPE DA VIDA! – PRICHARD COLÓN

Conheça a história de uma das maiores promessas do esporte mundial

Prichard Colón, um jovem cheio de energia, e com um futuro brilhante na carreira do boxe mundial, mas que teve seus sonhos interrompidos depois de uma luta. Luta essa, que o fez levar um golpe considerado proibido no esporte, e que mudou a sua vida.

Prichard Colón

Nascido na cidade de Maitland, Flórida, EUA, aos anos 10 de idade, mudou-se para Orocovis, Porto Rico, para representar a ilha em competições, aonde ganhou seu primeiro apelido “Digget” em referência à sua altura. Após terminar o Ensino médio, Colón começou a estudar administração de empresas, na Universidad Del Sagrado Carazón, localizada em San Ruan, Porto Rico.

Lá começou a dar indícios que seria um grande lutador, em sua categoria (64kg) foi campeão nacional por 5 vezes e no ano de 2010 campeão juvenil pan-americano. Ele chegou até a disputar o pré-olímpico, para tentar uma vaga nas olímpiadas de Londres, 2012. Mas acabou perdendo a luta no terceiro round, para um venezuelano.

No ano de 2013, ele se tornou profissional e sempre deixou claro que o seu maior sonho era se tornar campeão mundial de boxe, em uma entrevista disse:

“Meu nome é Prichard colón, tenho 20 anos de idade, e sou lutador profissional de boxe, de Orocovis, Porto Rico. Eu quero se campeão mundial, e tenho certeza que serei campeão mundial”

Foto: Instagram

 

Teve um ótimo início de carreira, em pouco tempo de profissional, ele já mantinha uma marca expressiva no exporte, 16 vitórias em 16 lutas, sendo 13 delas por nocaute. No ano de 2015, após 2 anos de profissional, Prichard ganhou uma luta que é considerada por muitos, a melhor luta de sua carreira. Ele enfrentou o boxeador profissional da Guiana, Vivian Harris, no dia 11 de setembro de 2015, em Toronto, Canadá, Colón precisou apenas de 4 rounds, e já conseguiu nocautear o adversário e levar mais uma vitória para casa.

 

 

A luta da vida

17 de outubro de 2015, Prichard Colón, aos 21 anos, foi para estado de Fairfax, na Virgínia (EUA) enfrentar um adversário forte, vitorioso e que era considerado de seu nível, Terrel Willians, um norte-americano que mantinha uma grande marca, 14 vitórias em 14 lutas, sendo 8 delas por nocaute. A luta que mudou a vida de Colón não estava no cronograma, mas por conta de alguéns problemas em outra luta, marcaram está que seria a última luta de “Digett”

A luta iniciou-se e nos três primeiros rounds, Terrel Willians, aplicou diversos “golpes de conejo” como são conhecidos os golpes na nuca, que são proibidos em diversos esportes, por poderem causar diversos danos cerebrais. Prichard a todo tempo indicava que estava recendo golpes proibidos, mas o árbitro (Joe Cooper) em nenhum momento parou a luta para analisar a situação.

No 5° round, Colón acertou um golpe nas partes intimas de Willians, golpe esse que também é considerado proibido no esporte, Prichard, foi penalizado com 2 pontos. A luta continuava e Terrel, a todo momento mostrava toda a sua raiva e continua provocando ainda mais Colón, que ainda insistia com o árbitro sobre os golpes que estava recebendo na nuca.

No 7° round, acontece o terrível acidente, Prichard, continuava recebendo golpes considerados proibidos no boxe, e dessa vez um golpe “pegou em cheio” Terrel acerta certa um golpe certeiro em Prichard, que cai tonto no chão desnorteado, a pancada foi tão forte, que Prichard precisou receber atendimento. O médico, Richard Ashby, deu os devidos cuidados a Colón, mas autorizou ele a volta para a luta, uma atitude que até os dias de hoje, é questionada.

Colón aguentou lutar por mais 2 rounds, chegando até o 9° round, visivelmente era possível ver que Prichard não estava bem, muito tonto e desorientado dentro do ringue. Ao desse “assalto” os técnicos de Prichard tiraram suas luvas achando que esse era o último, ação essa que o desclassificou, mas que pode ter sido um grande marco para que ele não tivesse um problema maior ainda. A luta foi encerrada e Willians acabou sendo o vencedor.

Foto:Suzanneteresa.com

 

Foto: Internet

 

Após o fim da luta, Prichard foi a caminho do vestiário e chegou a encontrar sua mãe, que lá estava para acompanho na torcida, ela perguntou se ele se sentia bem, e ele simplesmente respondeu que estava tão tonto que nem conseguia enxergar direito. Colón então continuou indo até o vestiário, aonde lá receberia os primeiros socorros, sem conseguir ficar de pé, e quase sem consciência ele foi levado com urgência até o Hospital mais próximo (Hospital Inova Fairfax) aonde foi diagnosticado um sangramento cerebral e após uma cirurgia para aliviar a pressão no cérebro, Colón entrou em coma e permaneceu assim por 221 dias.
Após um tempo ele foi transferido para o hospital, Shepherd Centre em Atlanta, Geórgia e logo depois para a sua casa, aonde mantém os tratamentos, Colón saiu do coma, mas ficou em um estado que os médicos chamam de “Estado vegetativo”.

 

“O estado vegetativo acontece quando uma pessoa está acordada, mas não está consciente e também não tem qualquer tipo de movimento voluntário, não conseguindo, por isso, entender ou interagir com o que se passa à sua volta. Dessa forma, embora seja comum a pessoa em estado vegetativo abrir os olhos, normalmente é apenas uma reação involuntária do corpo, não sendo controlado pela sua própria vontade.” – Manuel Reis Enfermeiro

 

O que aconteceu com Collón?

Prichard Colóm foi atingido na nuca, em uma região muito importante para o funcionamento do nosso corpo. Ele obteve uma lesão na região cervical, com isso acabou ficando quadriplégico.
Para entendermos melhor o porquê isso acontece, é preciso que você saiba como funciona nossa coluna. Em rimeiro vamos entender a estrutura da nossa coluna, para ficar mais fácil se compreender os perigos de sofrer uma lesão nela.

A nossa coluna e formada por quatro partes, a coluna Cervical, toraxica, lombar e a sacro-coccígeo. É de importância saber que, no centro dela nós temos a Medula Espinhal, que como o nosso cérebro também é protegida por uma camada óssea, nosso cérebro é protegido pelo crânio e a medula espinhal pelas vertebras.

O cérebro é um dos responsáveis por interpretar tudo que a conhece ao nosso redor externo e interno, para que isso seja possível a medula espinhal envia a mensagem para o cérebro para que ele responda esse estimulo. Vamos há um exemplo;
Quando você essa mexendo em algo quente e sem querer encosta a mão, automaticamente você tira ela do local, então é assim que funciona, na hora que você pode a mão, os nervos enviam uma mensagem para sua medula que ela irá enviar para o seu cérebro, ele por usa vez percebe o que está acontecendo e envia uma respostas para a medula por leio dos nervos que decursão ela, e assim você retira a mão do lugar quente.

Agora é preciso que você saiba algo muito importante na sobre lesões na coluna, quanto mais perto da cabeça a lesão acontecer, pior será o prognostico. Se sua lesão for na lombar ela terá um prognostico, mas caso ela ocorra na região cervical, os problemas causados serão muito piores. Prichard obeteve um dano em sua região cervical e por isso acabou ficando em um estado vegetativo.

O que aconteceu com Terrel Willians?

Foto: Internet

Após o fim da luta, Terrel Willians chegou a dar uma entrevista que ficou marcada, era notável que Willians ainda não tinha noção do que havia feito. Chegou a dizer que tinha 15 lutas e 15 vitórias após vencer Colón, e que a partir do momento que sobe no ringue, faz o necessário para obter a vitória.

Os repórteres que o entrevistavam, ficaram espantados com as declarações de Willians, e o questionam, sobre os golpes ilegais que ele aplicou na nuca de Prichard, e ele responde;

“Eu não bati na nuca dele, eu bati ao lado da cabeça dele”

Ao passar dos dias, Willians é abordado novamente ao sair do vestiário, e quando questionado novamente sobre os golpes dados na nuca de Colón, ele simplesmente diz:

“Vitória é vitória, e eu não posso reclamar”

Terrel Willians não foi penalizado esportivamente e nem judicialmente, mas desde o fim da luta contra Colón, sua vida nunca mais foi a mesma. Ele chegou a ficar 2 anos sem lutar, e quando conseguiu uma luta conta Rosermberg Gomes, foi uma luta bem discreta e quase sem registros. Um anos depois ele conseguiu marcar mais uma batalha, dessa vez contra David Grayton, e Willians o venceu pelos pontos,

“Estou levando as coisas um dia de cada vez, caminhando”, disse Williams, que está em suspensão por tempo indeterminado da Comissão Atlética do Estado da Pensilvânia após a luta de Grayton por causa de uma lesão na mão direita. “Eu oro por Prichard todos os dias. Isso nunca vai mudar. Desejo a ele nada além de paz e saúde. Ninguém quer que o que aconteceu com Prichard aconteça com ninguém. Todos os boxeadores são irmãos. Eu nunca machucaria intencionalmente alguém assim.”

“Mas muitas coisas maliciosas estão sendo ditas sobre mim, especialmente da família Colon. Se é assim que eles vão lidar com isso e isso os ajuda a se curar, então é isso. Eu ainda estou curando também. Eu estarei curando pelo resto da minha vida. Sinceramente, nunca mais quis lutar depois daquela luta. Eu entendo e sei que não fiz nada de errado naquela noite. Prichard era um jovem com um futuro brilhante, que contribuiria com coisas boas para o mundo. Isso tem sido difícil para mim.” – Ringtv.com

Hoje com 37 anos, Willians pode ver como aquela luta em, 17 de Outubro de 2015, teve uma grande interferência em sua carreira, sem lutar desde 2019, Willians ainda vive recebendo constantes mensagens e ameaças, sendo culpado por tudo que Prichard colón está passando.

Como está Prichard nos dias de hoje?

Foto: Instagram

Mesmo em um estado vegetativo, considerado irreversível pelos médicos, a famila de Prichard não perdeu as esperanças. A batalha agora é outra, não é mais dentro dos ringues, e nem com luvas de boxe, e seu grande prêmio, é a vida.

“ Vivo esperando aquela palvra, quando Prichard fala uma ‘ah’ para mim, é como se fosse um sinal de sua recuperação”

Nieves Melendez, Mãe de Prichard Colón

“Eu acredito em liagres, eu acredito em milagres”

Richard Colon, Pai de Prichard Colón

Atualmente Prichard passa por um longo tratamento, Nieves, sua mãe, divulga frequentemente sua superação nas redes sociais, Prichard já responde a alguns estímulos, e sua mãe nunca perdeu a fé em sua recuperação.

“Acredito que ele pode vai se recuperar, mas a gente não sabe quando, esse é meu sonho, minha esperança e minha fé, Deus vai colocar as mãos sobre o meu filho e ele vai acordar”

Assim finaliza a mãe de Prichard Colón.

Mostrar mais

Daniel Darlan

Estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho, criador do site de notícias "Expresso News" e apaixonado por esporte, política e Televisão.

56 Comentários

  1. É triste ver como tem ser humano ganancioso, e faz de tudo para obter a vitória ou sucesso.
    Eu assisti o vídeo e os golpes foram sujos, ele sabia disso é um profissional.
    Deveria ser expulso do boxe e preso.

  2. I’m extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on yourblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog like this one these days.

  3. เล่นแปปเดียวบวกมันมากเพลินมากมีค่าขนมแล้วปังจริงๆเกมส์พนันระบบใหม่โครตไว้ไม่ต้องโยกเงินฝากถอนได้เรยมีระบบแนะนำเพื่อนด้วย

  4. I blog quite often and I genuinely thank you for your content. This article has truly peaked my interest. I will bookmark your blog and keep checking for new details about once per week. I opted in for your Feed too.

  5. Xoilac Tv Thẳng đá Bóng bk8Đội tuyển nước Việt Nam chỉ muốn một kết quả hòa có bàn thắng nhằm lần thứ hai góp mặt tại World Cup futsal. Nhưng, để làm được điều này

  6. An interesting discussion is definitely worth comment. I do think that you should publish more about this topic, it might not be a taboo subject but usually people do not talk about these topics. To the next! Kind regards!

  7. You can definitely see your skills within the work you write. The world hopes for even more passionate writers like you who aren’t afraid to say how they believe. At all times go after your heart.

  8. Thank you for any other great article. The place else could anybody get that kind of information in such a perfect method of writing? I have a presentation next week, and I’m at the search for such information.

  9. Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.If you know of any please share. Kudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo